Estratégias de nutrição no confinamento

• Blog
Animais em confinamento. Fazenda Retiro do Cervo. Cliente Habib Rezek Junior

Você sabe quais estratégias de nutrição são eficientes no confinamento?

Quando os animais estão confinados a sua alimentação é toda fornecida via cocho. É necessário que a dieta seja balanceada por um nutricionista, afim de atender todas as exigências dos animais.

A dieta de bovinos confinados é composta por alimentos volumosos, ingredientes energéticos e proteicos (farelos e ureia) e núcleo com minerais, vitaminas e aditivos.

Atividade que vem se profissionalizando diariamente, o confinamento, possui alguns pontos que merecem destaque a fim de se obter sucesso na
operação. Alguns destes pontos são: Insumos, processamento do milho, Relação volumoso:concentrado, adaptação, manejo e leitura de cocho.

Insumos

Em época de alta de insumos é de extrema importância fazer contas, para saber quanto e qual coproduto podemos utilizar, para abaixar o custo da dieta sem que haja perdas no desempenho animal.

Os ruminantes possuem uma câmara de fermentação (rúmen) e graças a isso, temos uma enorme lista de subprodutos e coprodutos que podem ser adicionados a dieta para se transformarem em proteína animal.

Processamento do milho

Para obter o máximo aproveitamento nutricional do milho algumas técnicas de processamento já são conhecidas. Destas técnicas podemos citar a moagem do grão, assim como silagens de grão úmido ou reidratado.

O processo fermentativo, que ocorre na silagem de grão úmido ou reidratado, solubiliza a matriz proteica do grão, liberando amido que ficará mais disponível para ser aproveitado no rúmen.

Relação volumoso:concentrado

Na relação volumoso:concentrado da dieta é necessário ter uma quantidade
mínima de fibra. Esta fibra deve ter efetividade para ser capaz de estimular a mastigação, ruminação, salivação e a motilidade ruminal.

A falta de todos esses estímulos pode levar a casos de distúrbios metabólicos e comprometer todo o desempenho animal.

Adaptação

O período de adaptação é o mais crítico de todo o confinamento, pois estamos alterando radicalmente a dieta dos animais e seu habitat natural. A dieta de adaptação deve ser segura e ao mesmo tempo rápida, para não atrasar o desempenho dos animais.

De maneira geral, a transição da dieta de adaptação para a dieta final (terminação) é feita diminuindo o volumoso e aumentando o concentrado de forma gradual. Esta transição visa não só a adaptação dos microrganismos ruminais, mas também dos animais, nos quais o limitante de consumo não será mais físico e sim energético.

Manejo e leitura de cocho

Por fim é necessário saber quanto de alimento deve ser fornecido para cada baia do confinamento, a fim de que tenhamos sobra mínima. O manejo e leitura de cocho são ajustes essenciais e devem ser realizados diariamente, desperdícios de ração podem impactar muito no final do ciclo do confinamento.

Aproveite para ler também sobre Dicas cruciais para confinamento de bovinos

Artigo escrito por Francisco Montanaro Neto