É comum encontrarmos rebanhos com problemas com ganho de peso na recria. E hoje trouxemos um texto para evitar esse problema. Confira!
A criação de bovinos de corte é dividida nas fases de cria, recria e engorda. No período da recria, este sistema de produção se inicia após o desmame dos bezerros, possuindo como objetivo a preparação do animais para a reposição do plantel ou para a terminação com a engorda, sendo assim uma etapa muito importante, pois caso o desenvolvimento não seja bem executado trará prejuízos aos próximos processos.
No Brasil, é comum que a fase de recria seja a etapa que os bovinos passam maior período de tempo, devido as condições de pasto e suplementação quando adotada. Sendo assim, para atingir os objetivos é necessário focar em estratégias nutricionais para evitar os problemas com ganho de peso.
Além disso, é observado problemas relacionados com desequilíbrio de minerais nas pastagens, que pode ser influenciado pela acidez do solo, adubação, época do ano e fertilidade. O manejo de pasto adequado é o primeiro ponto essencial para seguir nesta fase tão decisiva.
Alguns problemas podem ser evitados com o planejamento das diferentes épocas do ano, como por exemplo, durante o período das águas, possuindo oferta e qualidade forrageira excelentes, com o intuito de maximizar a produção. Além disso, também é preciso conduzir as pastagens de maneira eficiente para que durante o período de menor produção durante a seca, os animais tenham acesso a uma massa seca e se associada à suplementação adequada, terá um papel determinante em fornecer proteína necessária aos animais, que auxiliam na digestibilidade da forragem e garantem desempenhos satisfatórios, sendo vantajoso tanto no ponto de vista biológico, como no econômico, pois além de reduzir este período para 12 a 15 meses, pode aumentar as chances de retorno ao produtor com o menor período.
Vale ressaltar que outros problemas na recria podem ser acometidos (e evitados) desde a cria, pois é no desmame que obtemos os pesos adequados para os bovinos seguirem as fases com melhores índices. Animais desmamados com 220 quilos possuem chances de iniciar o período da engorda com maior facilidade e trazer melhores resultados. Com isso, em propriedades que possuem cria e recria talvez uma suplementação dos bezerros seja uma boa estratégia.
Além dos cuidado com o início da recria, alguns problemas cometidos são relacionados com a discrepância dos lotes formados, devido aos fatores como desmama em época do ano diferente, sexos e idade desigual entre os animais, influenciando além do consumo como também no comportamento, com isso o planejamento para evitar estes problemas que podem influenciar no ganho de peso são fundamentais.
Como vimos, a suplementação pode ser usada de forma estratégica na recria visando acelerar o início da fase de engorda, mas deve levar em consideração toda a nutrição adequada, pois dietas contendo alto teor energético durante a recria também podem influenciar no desenvolvimento negativo destes animais que ainda estão em fase de crescimento e podem ficar com a formação óssea comprometida, estagnando também seu crescimento muscular e trazendo prejuízo na fase seguinte.
Artigo técnico escrito por Bruna Rett
Aproveite para ler também sobre Como fazer uma Recria Intensiva a Pasto (RIP) rentável