Escore de fezes: Avaliando desempenho e saúde ruminal

• Blog

Quando falamos em desempenho e saúde ruminal de bovinos de corte, temos um importante aliado, o escore de fezes. Uma análise visual, rápida e prática de ser feita.


O escore de fezes é realizado analisando a consistência e formato de uma quantidade representativa do lote. Fezes muito aneladas e ressecadas indicam uma lenta taxa de passagem do alimento pelo rúmen. Geralmente alimentos muito fibrosos como um capim passado e de baixo valor nutricional, o que reflete em um animal com baixo ganho de peso. Em contrapartida, fezes muito líquidas (diarreia) muitas vezes com bolhas, nos mostram que o animal está passando por um distúrbio metabólico como a acidose ruminal por exemplo que pode levar ao óbito. O escore ideal é aquele onde o bolo fecal fica em formato de “vulcãozinho”, nos mostram taxa de passagem adequada, ou seja, máximo aproveitamento do alimento pelos animais.

Escores muito altos ( fezes aneladas e ressecadas) podem ser corrigidos por meio da suplementação, que fornecendo aditivos, proteína verdadeira e uréia, irão ajudar a melhorar a saúde ruminal e adequar a taxa de passagem fazendo com que esse animal tenha um melhor desempenho.

Autor: Francisco Montanaro Neto