A ministra Tereza Cristina apresentou em evento internacional o avanço da agropecuária sustentável e defendeu que agronegócio brasileiro é uma boa alternativa para investimento privado em títulos verdes.
Em um evento sobre finanças verdes, que reuniu representantes de vários países e de multinacionais, a ministra destaca: “Nossa produção é cada vez mais sustentável. Graças às condições naturais e climáticas favoráveis, temos capacidade de colher duas safras ao ano em uma mesma área, podendo chegar a três com o emprego de tecnologias sustentáveis. Algo impossível para agricultura em países com clima temperado.“
Ela citou ainda que programas nacionais trabalham na recuperação de milhões de hectares de pastagens ociosas e degradadas para expansão agropecuária, como exemplo os sistemas de integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF).
Em sua apresentação, a ministra disse que o Brasil quer “aproveitar os mercados financeiros e domésticos ainda com muita liquidez”. “Existem trilhões de dólares e reais em busca de boas alternativas de investimento, melhores retornos e riscos menores. O nosso agronegócio oferece, com certeza, essas oportunidades”
Para responder à demanda anual de alimentos, fibras e energias renováveis, a agropecuária brasileira precisará de bastante recursos. Para isso, os títulos verdes são importante ferramenta de financiamento do setor.
Fonte: Portal DBO