Como forma de frear o aquecimento global, muitos países estão estimulados a adotar sistemas sustentáveis, como a integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF).
Assim como no Brasil políticas como o Plano ABC e Plano ABC+ buscam ampliar a área com tecnologias de baixa emissão de carbono. Países como Nova Zelândia e Austrália possuem políticas visando acabar com as emissões líquidas de carbono na agricultura e pecuária até 2030 e 2050, respectivamente.
De acordo com Richard Eckard, da Universidade de Melbourne (AUS), para encontrar uma forma aumentar o sequestro de carbono. foi criado um incentivo para produtores plantarem árvores em áreas de lavoura e pastagens. O governo australiano, por exemplo, já vem realizando leilões de compra de créditos de carbono gerados por produtores.
A demanda de mercado já existe, além de ser uma discussão política dos governos, a neutralização das emissões de carbono visa atender um mercado crescente por produtos com baixa emissão ou com emissão líquida zero de carbono. Grandes empresas já estão demandando esse tipo de produto, principalmente na Europa.
Fonte: Portal DBO.