A nutrição das vacas durante a prenhez afeta diretamente a formação, desenvolvimento e qualidade do feto.
Vacas que passam por restrições alimentares durante o período gestacional, podem resultar em bezerros de baixa qualidade, afetando assim todas as fases produtivas do anima (cria, recria e engorda), bem como acarretar em uma qualidade negativa da carcaça.
Habitualmente na bovinocultura, a fase reprodutiva se inicia no período das águas, onde se tem uma maior oferta de forragem. No entanto, boa parte da prenhez ocorre na estação seca do ano, devido ao estresse hídrico ocasionado por fatores climáticos a produção e qualidade forrageira são menores.
Afim de garantir uma nutrição eficaz na gestação e assegurar a produção de bezerros de qualidade a implantação de protocolos nutricionais durante a gestação possibilita sanar as deficiências de compartilhamento de nutrientes entre mãe e filho.
Dessa maneira o uso de uma suplementação correta para as fêmeas durante o período gestacional proporcionará condições para que o bezerro tenha um aumento das fibras musculares.
Essas fibras garantem a hipertrofia muscular antes do nascimento, o que resultará no nascimento de bezerros mais pesados, além de favorecer animais com maior grau de gordura intramuscular (marmoreio), através de adipogênese que ocorre no terço médio da gestação.
Outro benefício pode ser observado diretamente nas fêmeas, que quando recebem suplementação correta durante a gestação tem uma satisfatória taxa de retorno à ciclicidade no pós parto, bem como na taxa de prenhez quando comparadas a animais não suplementados.
Assim, a Adames Nutrição Animal conta com uma vasta linha de suplementos específicos para cada categoria e fase do animal, o que possibilita atender os melhores resultados.
Artigo escrito por: Breno Betioli e Ana Lucia Belintano
Entre em contato conosco para saber mais sobre nutrição das vacas durante a prenhez.
Aproveite para ler também sobre Como ter bons resultados na fase de recria