Muito se fala sobre a utilização da ureia na dieta dos bovinos, por isso hoje vamos comentar sobre os benefícios do uso da ureia. Confira!
Mesmo com a chegada das chuvas resultando em melhorias nos pastos, tanto em oferta como em qualidade da forrageira, sistemas de produção exclusivamente a pasto necessitam de suplementação que pode variar desde mineral, proteica ou proteica-energética. A escolha do suplemento deve ser feita de acordo com o desempenho animal esperado.
Quando falamos, em suplementação proteica e proteico-energética, o uso da ureia se torna indispensável mesmo nessa época do ano. A ureia, é fonte de nitrogênio para o rúmen, sua presença no meio ruminal sofre ações dos microrganismos e se transforma em proteína microbiana, proteína essa de alto valor biológico, que será absorvida pelo animal.
A utilização do nitrogênio liberado pela ureia é utilizada para síntese microbiana, o aumento da população de bactérias no rúmen resulta em maior degradabilidade da forragem e melhora a taxa de passagem do alimento pelo trato gastro-intestinal resultando em maior ganho de peso.
Utilizada de maneira correta e tomando as devidas precauções já citadas no nosso blog (Dicas de prevenção a intoxicação no uso de ureia), a ureia é uma excelente fonte de nitrogênio não proteico e indispensável na alimentação de bovinos.
Artigo escrito por Francisco Montanaro.