A recria é a fase mais crítica e desafiadora de todo o ciclo de produção da bovinocultura de corte. Após a desmama, que na sua quase totalidade ocorre no período seco do ano com baixa oferta e qualidade de forragem, temos o desafio de recriar esses animais fazendo com que eles se desenvolvam e expressem ao máximo o seu potencial genético, seja para posteriormente entrarem na engorda ou para a reprodução.
O objetivo dessa fase é fazer com que os animais de desenvolvam de forma adequada, formando uma boa estrutura de composição corporal. Caso esse desenvolvimento não seja bem executado, a terminação ou reprodução desses animais mal recriados será prejudicada.
O bom desenvolvimento dos animais depende dos cuidados pós desmame que é um período de muito estresse e da alimentação fornecida durante toda a recria.
Em muitos cenários temos a recria como o gargalo de todo o ciclo produtivo, essa fase quando muito estendida reflete em uma demora para o abate e em uma idade ao primeiro parto de novilhas muito elevada.
Para uma pecuária mais competitiva e rentável temos que encurtar ao máximo essa fase, produzindo o maior número de arrobas, aproveitando o momento em que a conversão alimentar é muito positiva, só assim se consegue diminuir a idade de abate e a idade ao primeiro parto.
Sempre tomando cuidado com a composição do ganho, nessa fase da vida os animais estão em uma curva de crescimento com maior exigência de proteína, pois é quando está acontecendo a maior deposição muscular na carcaça.
A utilização de suplementos alimentares formulados para essa fase viabiliza toda a operação, evitando o “efeito sanfona” temos animais com ganho de peso crescente e o custo da arroba produzida mais barata ao final do ciclo.
A suplementação com proteinados ou proteico – energéticos independente da época do ano (seca ou águas) pode e deve ser utilizada, o fornecimento desses farelados além de representarem um adicional de proteína e energia também são fontes de macro e micro minerais e aditivos melhoradores de desempenho e auxiliam também no aumento do consumo de pasto, consequentemente refletindo no aumento do ganho de peso.
O principal ponto para uma recria eficiente e altamente produtiva, é a definição das metas que a fazenda quer atingir dentro da sua realidade. A adição de nutrientes por meio da suplementação pode trazer desde a mantença de peso até ganhos adicionais de 500 a 650 gramas/dia, quando as metas traçadas forem de reduzir o tempo de recria e otimizar os índices zootécnicos de todo o ciclo de produção.
Aproveite para ler nosso catálogo de produtos Proteico Energético e entre em contato com nossa equipe para saber mais!
Artigo escrito por Francisco Montanaro Neto