Uma desmama convencional dura entre sete e oito meses, já a precoce cai para aproximadamente 4 meses e os outros 4 meses os animais são tratados.
A estratégia tem como principal vantagem que a vaca pare de produzir leite e mobilize energia para recuperar escore corporal, e assim antecipa sua retomada no ganho de peso.
Mas em quais categorias posso utilizar essa estratégia?
Vacas descarte
São vacas que já apresentam algum problema, então porquê manter essa vaca por mais tempo na fazenda? Após desmamar o bezerro essa vaca precisaria de aproximadamente mais alguns 4 meses pra recuperar peso, então é mais viável antecipar a desmama.
Vacas com escore corporal baixo
Na estação de monta vacas de escore corporal baixo não vão emprenhar nem na 1ª nem na 2ª IATF, somente no final da estação, então uma vaca que antecipa a desmama, chega com condição corporal ideal no inicio da estação.
Vacas primíparas
Além de amamentar o bezerro, esta vaca está em fase de desenvolvimento, portanto requer muita energia para desenvolvimento. Com a desmama precoce, essa vaca pode se recuperar mais cedo.
Uma estratégia nutricional bastante interessante na desmama precoce é o Adames Desmama Precoce, que é utilizado dos 3 aos 8 meses de vida do animal. Ou ainda podemos utilizar este produto dos 3 aos 6 meses e continuar a suplementação após esse período, e iniciar o uso de proteico energético, como o pro@20, que é um produto rico em minerais orgânicos e narasina que pode ser tratado por todo o período da recria garantindo um ótimo desempenho aos animais.
Faz desmama precoce na sua fazenda? Entre em contato para discutirmos essas estratégias! https://adames.com.br/contato/