Na bovinocultura a estação de monta (EM) é bastante importante, e consiste em um período pré-estabelecido em que as matrizes são expostas à reprodução, por monta natural ou inseminação artificial.
Dessa forma, viabilizando um aumento da eficiência reprodutiva, além de permitir concentrar em um mesmo período a parição, o desmame, manejos e operações (como vacinação e vermifugação por exemplo), propiciando a formação de lotes de bezerros mais homogêneos e facilitando a identificação das matrizes de melhor e pior características reprodutivas.
No campo, ainda é possível nos depararmos com sistemas onde não há Estação de Monta definida, o qual, utiliza-se de touro solto com as fêmeas durante todo o ano.
Nesses casos, os partos e a desmama ocorrem de maneira aleatória durante o ano, o que torna inviável a definição de períodos específicos para manejo e a formação de lotes uniformes de bezerros, o que dificulta também o controle técnico e econômico da produção.
Para uma Estação de Monta eficiente é imprescindível que haja um planejamento prévio à sua implantação, se atentando a fatores genéticos, sanitários, nutricionais e de manejo.
Um exemplo é examinar a condição ginecológica das matrizes, avaliar a fertilidade e qualidade do sêmen dos reprodutores, garantir o treinamento criterioso da equipe e bom desempenho na execução dos manejos.
Usualmente a EM ocorre no período das águas, onde se tem uma maior oferta e qualidade de forragem, afim de contribuir com as exigências nutricionais das matrizes e visando a época mais apropriada para parição (período da seca).
A necessidade nutricional das matrizes apresenta diferentes níveis de exigência de acordo com cada fase reprodutiva, podendo essas serem divididas em pré-parto, gestação, pós-parto e lactação.
Desse modo, um protocolo nutricional adequado torna-se fundamental para que a vaca possa manifestar o cio, emprenhar, conduzir a gestação e produzir leite.
Sabendo que as exigências nutricionais diferem de acordo com cada fase reprodutiva, o planejamento nutricional deve ser estabelecido visando atender as necessidades dos animais em cada período, assim torna-se necessário a elaboração de estratégias nutricionais eficientes para antes, durante e depois da estação de monta.
Aproveite também para ler sobre Importância do Escore de condição corporal (ECC) nas fêmeas
Artigo escrito por Breno Betioli