Já discutido anteriormente no nosso blog, temos que ter em mente a importância de realizarmos uma estação de monta na fazenda (seja de maneira natural, com datas definidas de entrada e retirada dos touros, IA ou IATF). Agora iremos entender qual a importância da nutrição na estação de monta.
Além de concentrar os nascimentos, conseguimos ter um incremento muito grande de genética no rebanho quando bem utilizada.
A nutrição é peça chave para sucesso da estação de monta (EM). A vaca, da prioridade para sua mantença e para produção de leite para seu bezerro, somente depois dessas demandas energéticas serem atendidas que seu organismo irá direcionar o foco para a reprodução. Somente com um balanço energético positivo a vaca irá dar cio e estar apta para emprenhar.
A suplementação do plantel deve ser iniciada pelo menos 30 dias antes do início da EM, cada situação deve ser avaliada e considerando-se o escore corporal das matrizes tomamos a decisão de qual perfil de produto será posicionado para cada lote (suplementação mineral, proteica ou proteico-energética).
Nesse período a vaca deverá ter capacidade de melhorar seu escore corporal para entrar em estação em condições de emprenhar.
Para iniciar, podemos realizar a separação de 20% das vacas mais fracas e direcionarmos a elas maior suplementação para garantir uma boa condição corporal.
O restante do plantel segue em uma nutrição menos onerosa para o pecuarista. Lembrando que para qualquer tipo de suplemento trazer resultados os pastos devem mesmo na época seca ter uma boa oferta de forragem mesmo que de baixa qualidade.
Frisando que cada propriedade é única, desse modo, temos que olhar atentamente para cada animal e traçar estratégias economicamente viáveis e que irão atender as necessidades particulares da fazenda.
Artigo escrito por Francisco Montanaro Neto
Aproveite para entender mais um pouco sobre a importância de ter a EM em sua fazenda Estação de Monta: Por que é importante?