Durante a prenhez, sabemos que a nutrição é de extrema importância, e podemos ver o por quê aqui: A importância da nutrição de vacas prenhas
Mas você sabe por que é importante a nutrição após o parto? Confira!
Após o parto as vacas entram em anestro, período de total ausência de
manifestação de cio e que há completa inatividade sexual. Neste período o
animal passa por modificações fisiológicas para a recomposição dos órgãos
reprodutivos pós gestação.
Dentre os variados fatores que afetam a duração do anestro pós-parto, um dos principais é a situação energética da vaca, quando não ofertado os nutrientes suficientes para suprir a demanda de manutenção e lactação, o animal necessitará utilizar de suas reservas corporais, causando assim, um balanço energético negativo, que é a diferença da energia consumida e a necessária para a mantença e produção.
Majoritariamente essa fase ocorre no período seco do ano, no qual a qualidade e produção de forragem decaem significantemente. Animais que passam por restrição energética no pré-parto e por resultado tem uma má condição corporal na parição, apresentam anestro pós-parto prolongado, afetando negativamente o número de vacas ciclando durante a estação, na taxa de prenhez e o intervalo entre partos.
Deste modo, se faz necessário um plano nutricional para o rebanho,
estabelecendo-se uma estratégia nutricional específica para cada necessidade, afim de atender as exigências dos animais, e disponibilizar o aporte nutricional necessário em cada etapa.
Diversos benefícios estão atrelados ao uso da nutrição em favor da
reprodução, vacas submetidas à um protocolo nutricional crescente do período gestacional ao pós-parto, apresentam menor intervalo do parto à primeira ovulação, aumento da taxa de concepção assim como elevação na taxa de prenhez.
Artito escrito por Breno Betioli.
Aproveite para ler também Importância do Escore de condição corporal (ECC) nas fêmeas.