Com as constantes mudanças climáticas sofridas pelo planeta ao decorrer dos anos, estratégias para minimizar a emissão dos gases de efeito estufa e na pecuária isso não e diferente, nos últimos anos vem-se estudando maneiras de desenvolver uma produção mais eficiente e com menos emissão de gás carbônico.
Erroneamente diz-se que as flatulências dos bovinos são os maiores causadores da degradação da camada de ozônio, entretanto as emissões de metano são provenientes do processo de ruminação dos animais, os quais são advindos do trato digestivo dos mesmos. Depositar a culpa de todo um sistema de poluição na atividade pecuária é além de injusto, incorreto. Uma vez que os centros urbanos e os sistemas fabris são os maiores responsáveis pela liberação de gases na atmosfera, além de diversos outros dejetos.
Entretanto, com o intuito de minimizar o saldo de carbono na atmosfera são desenvolvidos estudos referentes a produção de carne baixo carbono (CBC), o conceito se baseia na produção em sua maior parte a pasto, uma vez que a fotossíntese, processo realizado pelas plantas, tem como uma espécie de combustível para o seu funcionamento, o gás carbônico, o qual sofre diversos processos químicos e faz parte da produção de biomassa. Sendo assim, o sequestro do carbono do sistema se da pela potencialização da produção de massa verde, no caso da atividade pecuária, o pasto, o qual serve de alimento aos animais.
Não se pode negar a parcela de culpa da atividade na emissão de carbono na atmosfera, entretanto mesmo que não seja a maior causadora do problema, tem-se a cada dia, maiores estudos a cerca do assunto, fazendo com que cada vez se produza mais e em menor espaço, de uma maneira mais sustentável, sendo um dos pilares do fornecimento de alimento a população mundial a qual cresce de maneira exponencial.
Fonte: Diretrizes Técnicas para Produção de Carne com Baixa emissão de carbono certificada em pastagens tropicais: Carne Baixo Carbono (CBC).
Texto escrito por Lucas Pincof
Aproveite para ler sobre Brasil: Carne de qualidade e sustentável